segunda-feira, 2 de abril de 2007

Exemplo




Já aqui se tem falado de dedicação à Tuna, hoje quero falar de dedicação de três jovens à Ginástica e como tal à Nossa Tuna. São 3 jovens de quem me orgulho de ter treinado e a quem penso que transmiti muito do que sei, embora não saiba se sei muito. São pessoas por quem tenho muito carinho, e que sei que lhes passei mais do que tudo o gosto pela ginástica, de tal maneira que muitas vezes nas suas reacções revejo-me de tal forma que fico a pensar no que fiz aquelas pobres criaturas.

São ginastas na verdadeira acepção da palavra. De uma delas além de muitos momentos um que nunca esquecerei foi quando quis desistir da ginástica porque eu não lhe dava atenção e nunca a escolhia para os melhores pares, etc..., nessa altura perguntei-lhe o que é que ela tinha para me dar para que eu a seleccionasse e ela aí compreendeu o que eu queria dizer. A partir dai trabalhou tanto que penso que ultrapassou as suas próprias expectativas. Mais do que isso demonstrou uma ambição saudável que lhe permitiu se não atingir o que pretendia pelo menos algo de valor. Sinto-me muito feliz por ter contribuído para que isso acontecesse e triste por não ter conseguido dar mais de mim. Hoje por via de uma lesão tem optado por outros interesses, o que é compreensível, mas quero que fique claro que para mim nunca deixarás de ser a menina que melhor me compreendeu naquilo que eu sempre senti pela ginástica.

A outra jovem a imagem que tenho dela é a de uma pequenita a saltar o antigo balcão da secretaria da Tuna para me tentar ver enquanto conversava com a mãe. É uma jovem com muitas capacidades para a ginástica e que eu tenho pena de ela em determinados momentos não ter querido ir mais além. Fico sem saber se eu teria ou não "maozinhas" para tanto talento. Mas a sua dedicação à ginástica tem sido de tal forma que às vezes sinto necessidade de lhe mostrar que há outras coisas da vida também muito importantes. Costumo dizer que tenho com ela uma relação de amor e ódio, porque a conheço tão bem que sei à distancia quando algo não está do seu agrado. Mas quando me deita aqueles olhinhos de "ódio" fica tão querida. Uma vez disseram-me que perante a eventualidade de eu um dia deixar a Tuna(algum dia isso terá de acontecer) ela afirmou que deixaria a ginástica. Fico contente com este pensamento, mas penso que não valho se quer um terço dessa consideração.

Por último(sei que já vai longo, mas vocês já me conhecem!) a jovem que mais tarde conheci, sim as outras conheci com 8/9 anos, tinha para ai uns 12 anos e com o tempo passou a demonstrar uma dedicação tal à ginástica que às vezes até nem parece deste tempo. É de uma dedicação tal que muitas vezes quando as coisas não lhe correm de feição fica tão chateada que é melhor nem lhe dirigir a palavra. Nisto é parecida com a anterior. Mais do que isto, nestes anos todos nunca lhe ouvi uma queixa, uma única só, porque mesmo quando não concorda com algo sabe respeitar as hierarquias, mas às vezes deveria falar, porque não sou adivinho. Além de me reconhecer em algumas atitudes, sou responsável pelo seu nome artístico.São três jovens que durante estes anos têm deixado de fazer muita coisa por causa da ginástica, só faltam quando não podem mesmo ir, em muitos anos inclusive não faltaram a um único treino, é obra.

Para aqueles que querem fazer algo na ginástica ponham os olhos nestas jovens, porque elas podem e devem ser tidas como exemplo e ser respeitadas, embora nem sempre tenham razão como é evidente. Mas podem falhar, que antes de alguém poder dizer algo deve pensar muito bem. Até aqui não disse os nomes mas quem as conhece, de certeza que as reconhece: Rita, Joaninha e Jose.

São três jovens que conquistaram um lugar no meu coração, e a quem eu agradeço toda a dedicação e de quem espero amizade para o resto da minha vida. Obrigado por tudo!

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei imenso do q escreveste para elas ricardo e pelo q dizes tens toda a razao...vejam estes exemplos!!!!E quem gosta realmente de ginastica devia fazer por tudo em estar presente e trabalhar mt e esforçar se!!!!Gostei imenso do que escreveste=)Beijinhos

Tozé disse...

É muito bom sentir que sempre vão existindo pessoas em que nos podemos rever naquilo que fizemos ou que gostariamos de ter feito!!!
Beijnhos aos 3 Mosqueteiros e um abraço ao D'Artagnan.

Anónimo disse...

"bem prometo desde ja que sao so 5 minutos" frase celebre para quem conhece o ricardo...lol bem agora a sério...ja algum tempo que nao vinha ao nosso blog=)e como tal resolvi dar uma vista de olhos para ver como vai a coisa...lol fiquei admirada quando de renpente apareço eu "jose" numa foto em casa do ricardo poucos dias depois do vasquinho ter nascido...ja foi algum tempo e como este passa...enfim passando á frente,... li o que o ricardo deixou postado... fiquei sem palavras e nao vou mentir emocionda...va la nao gozem :) tudo aquilo que esta grande pessoa escreveu pelo menos a meu respeito é tudo verdade, pois ja sao alguns anos que me atura...lol quero so fazer uma correcção apareci na tuna por volta dos meus 13/14 anos mas tudo bem a memória por vezes atraiçoa-nos...em relaçao as "pobres ciaturas" falo por mim que nao me fizes-te nada de mal pelo contrario so de bem e como tal nao te sintas male ainda te agradeço...lol bem de facto conheces-me tao bem que por vezes por mais que queira enganar-te ja nao consigo...tudo o que escreves é real desde o nao falar qd as coisas nao correm bem ao sermos parecidos em certas atitudes ...tu proprio ja mo disses-te , temos por vezes a mm maneira de pensar e de agir ...por vezes ate pensamos o mm a respeito de algo pois é...bem tenho muito mais para escrever sobre ti- ricardo e a tuna... mas ja passaram os 5 minutos ...e nao quero m prelongar..lol so dizer + uma coisa(la estou a ter uma atitude á ricardo...lol) que adoro a tuna a a ti ao to zé e todos os outros que fazem parte desta "família" eu é que me sinto uma previligiada e um grande orgulho por te ter conhecido, ter aprendido tanto contigo nao so a nivel da ginastica mas contribuiste muito para a pessoa que sou hoje em tudo... para alem de um excelente treinador (nao te babasbe) es um grande amigo e acima de tudo uma HOMEM 5 estrelas muito obrigada por tudo,de e para sempre aluna e amiga "jose". bjs :)

Anónimo disse...

Ricardo, desde que o blog apareceu, tens toda a razao em dizer que eu nao tenho
"participado nesta nova aventura", e tem sido uma grande falha da minha parte. Li agora este post que tu fizeste e esta' extraordinário. Nos primeiros anos que andei na ginastica, era uma miuda (ainda o sou), mas posso garantir que cresci e muito graças a todos voces, treinadores, e ginastas. Treinadores que nos têm dado tudo, e tem demonstrado uma dedicaçao total 'a tuna e a no's ginastas, principalmente. Ha' uns anos atra's lembro-me do Ricardo completamente diferente, um Ricardo que eu no fundo sabia que so' queria que nos evoluissemos mas era um "refilao", e por vezes as suas palavras magoavam. Acho que tanto eu como todos os outros ginastas que la' andavam sabemos que e' para nosso bem. Hoje agradeço-te Ricardo, por tudo. Mudaste, e para melhor, eu seria incapaz de largar a gina'stica e no dia em que tu deixares a tuna nada sera' a mesma coisa. Tambem sei que quando preciso de alguma coisa posso falar contigo que tu esta's la' para ouvir e compreender. Isto poderei aplicar no geral, tenho de agradecer ao Toze', ao Cabe' e 'a Paula, que tem uma paciencia de santo para nos aturar. O vosso apoio tem sido muito importante e a vossa motivaçao, pelo menos no meu caso e penso que no caso de todos os outros, tem nos ajudado a evoluir. A TODOS UM GRANDE OBRIGADO.
Lontrinha. (Catarina Garcia)

Anónimo disse...

li o que a catarina escreveu e nao pude deixar passar em branco, é verdade que o ricardo mudou e muito, eu ainda o conheci qd ele era + exigente ( sei que é para nosso bem) as vezes acho que devia ser como era antes há situações em que isso faz falta...ainda me lembro de um dia... que passámos um treino inteiro a fazer pinos cambalhota, e isto pq a inês menezes nao se decidia a fazer um pino ao mesmo tempo que os outros...e resultado saía-mos...e voltava-mos a fazer, isto durante quase hora e meia de treino, e lembro como se fosse hoje o ricardo estava ja um bocadinho exaltado tal como nós(atletas)e cansados qd ele disse com toda a calma naquele momento" inês enquanto não fizeres o pino e saires á minha ordem como os teus colegas eles é que sofrem e a culpa é tua...por isso o melhor é fazeres" e nessa mesma alura ja toda a gente dizia "inês faz a porcaria do pino" foi entao por milagre que ela la se decidiu fazer como era pedido...só para verem como o ricardo era persistente e não me levem a mal os atletas + novos... esta persistencia nota-se nos resultados dos atletas + antigos, o que eu acho que falta muito nos "novos"por isso se gostam mesmo de ginástica demonstrem-no ...trabalhando + e dedicando-se áquilo que gostam , penso que se estão na tuna ou na ginastica é por vossa decisão , não pq ninguém vos obrigou por isso fazam-no com o maior orgulho e fazam transparecer esse gosto pessoal... obrigado bjs "jose"