6º Campeonato Nacional Teamgym - Loures 2010


Vamos lá então dizer umas palavrinhas sobre a nossa participação nesta competição.

Como de costume da parte da manhã tivemos os treinos, que serviram para limar umas arestas, mas principalmente para a adaptação aos espaços da competição. É que não temos pista de Tumbling, nem 10 rolos de praticável.


Depois dos treinos e da comezaina começou a competição, com a nossa equipa Júnior Mista no mini-trampolim. A série dos saltos com plinto correu bem, melhor até que nos treinos. A série de carpas começou mal mas melhorou até ao fim. A série de mortais é que ficou um bocadinho abaixo das expectativas.

Veio o solo e tirando pequenos apontamentos, que se calhar nós é que nos apercebemos, correu bastante bem. Aliás a nota atribuída pelo júri assim o ditou.

No tumbling estiveram dentro do esperado, apenas ficando o registo de eu ter pela primeira vez ajudado numa série constituída por roda-rodada! Eu explico, é que o 2º melhor atleta da Tuna resolveu esquecer-se(???????) que era para fazer rodada-flick.

No geral, participação positiva.


A equipa Júnior Feminina foi a seguinte a entrar em prova, e logo com o tumbling, onde se iria ver se os desafios propostos a algumas atletas iriam ser ultrapassados. No fim correu muito bem e todos os desafios foram alcançados. Parabéns meninas, em particular aquelas decidiram correr o risco de aceitar um desafio.

De seguida veio o mini-trampolim, onde a participação correu de acordo com as expectativas. Nem mais nem menos. Fizeram o que se esperava.

Por último o solo. Penso que foi a participação menos conseguida deste grupo. A música não era fácil, mas o ouvido para a música de muitas das atletas também deixou muito a desejar. Além disto ouve falhas a mais, e engraçado é que não foram onde até esperávamos ter falhas.

No geral, participação positiva.


Falando agora da equipa Sénior B Mista, e antes de analisar a competição gostava de referir que inicialmente esta equipa era para ser apenas constituída por 8 elementos. Por opção minha desafiei dois elementos a fazerem parte da equipa desde que prometessem cumprir o mínimo exigido a todos os outros para participarem no esquema de solo e tumbling. Ambos aceitaram o desafio e prometeram cumpri-lo. E assim a equipa passou a ser constituída por 10 elementos. Infelizmente um dos elementos não cumpriu a promessa. Revelou falta de estofo. Os técnicos e a equipa mereciam outra resposta.

Primeira aparição da equipa foi no solo. Houve algumas falhas, umas desculpáveis porque são decorrentes do nervoso e da competição, outras, não desculpáveis porque só acontecem por falta de garra. No geral gostei muito do esquema. Em conversa com a minha equipa coloquei-o como o 2º melhor apresentado desde a nossa 1ª participação no teamgym. Parabéns para quem superou o desafio e demonstrou merecer a oportunidade dada. Continua assim!

Na prova de tumblimg, penso que de uma forma geral foram cumpridas as metas a que nos propusemos. Excepção para o caso acima citado. Aqui não prejudicou a equipa porque antes da competição por minha opção, assim o evitei. Se no aspecto da correcção técnica as coisas podiam ser um melhores há que ver que eles só tiveram 12 minutos em cima da pista. Na preparação para a competição nem a cheiraram. Por isso gostei da nossa participação.

No mini-trampolim tivemos um bocadinho de tudo. Atletas que cumpriram com o que lhes foi pedido, atletas que se superaram, atletas a saltar lesionadas e com dores, atletas a quem o mini pregou uma surpresa mexendo-se e atletas que desiludiram pois não fizeram o que era suposto. Ficou a ideia que podíamos ter feito melhor, mas ficou a satisfação da entrega.

No fim, feitas as contas ficámos assim:


Júnior Mista - 3º lugar


Júnior Feminina - 6º lugar


Sénior B Mista - 3º lugar

Apesar dos aspectos acima referidos considero a nossa participação positiva. Realce para que além das limitações conhecidas tivemos também alguns atletas a participarem adoentados e sob medicação. Aliás uma das atletas nem aparece nas fotos de grupo tiradas no final da competição. A estes atletas o nosso obrigado pelo esforço.

Para o ano há mais...

Comentários

mariana disse…
Adorei ir ao teamgym, pois foi mais uma experiencia de boa vontade.
Gostei do nosso lugar mas podia ser muito melhor, pois espero que para o ano não aconteça o mesmo que este e os outros anos em que participei, pois acho que foi uma injustiça como sempre, mas o júri tem a palavra final não é a nossa palavra que conta mas sim o que eles dizem.
beijocas mariana.
ps: superei as expectativas que tinha sobre mim própria aceitei o desafio pois acho que foi o suficiente para ficar orgulhosa e deixar algumas pessoas surpreendidas.
Ricardo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.